Painel
20 Anos da ERBD: De Bancos de Dados à Engenharia de Dados
5a feira, 24/4/2025, 20h15
Resumo:
A ERBD comemora 20 anos de existência nesta Edição de 2025. À época de 2005, na primeira edição da ERBD em Porto Alegre, RS, organizada pelo Instituto de Informática da UFRGS, as pesquisas eram centradas na gestão de Bancos de Dados, envolvendo questões como integração, otimização de acesso, consistência, modelagem, extração/transformação/persistência de dados. Hoje a pesquisa na grande área de Bancos de Dados expandiu seus horizontes e lida com grandes desafios relacionados, como a Engenharia de Dados, a Ciência de Dados e a gestão de Big Data. A ERBD acompanhou, ao longo desses 20 anos, toda essa evolução na pesquisa e no desenvolvimento de soluções na grande área de Bancos de Dados através de palestras, minicursos, oficinas e sessões técnicas. Este painel discute essa evolução, com foco na Engenharia de Dados, que é o tema da ERBD 2025.
Painelistas:
Renata de Matos Galante (UFRGS) – galante@inf.ufrgs.br
Renata Galante tem mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora associada no Instituto de Informática da UFRGS. Diretora Administrativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Coordenadora do Curso de Especialização em Ciência de Dados na companhia SERPRO. Está envolvida com atividades de extensão, ensino de graduação e pós-graduação e orientação de alunos de mestrado e doutorado. Tem trabalhado em diversos projetos de pesquisa financiados por agências de fomento como CNPq, FINEP, FAPERGS, PETROBRÁS e Ministério da Saúde. Desenvolve pesquisa nas áreas de Banco de Dados, Ciência de Dados e Cidades Inteligentes. Renata é uma das idealizadoras da ERBD e uma das coordenadoras da I ERBD na UFRGS.
Carina Friedrich Dorneles (UFSC) – carina.dorneles@inf.ufsc.br
Carina Friedrich Dorneles é professora no Departamento de Informática e Estatística (INE) da UFSC. Atua nas áreas de Gerenciamento de Dados, Recuperação de Informação, Mineração de Dados com ênfase na Web, Descoberta de Conhecimento e Extração e Matching de Informações. Orienta trabalhos em nível de IC, graduação, mestrado e doutorado, publicando em periódicos e anais de conferência de boa qualidade, e participando de comitês técnicos de programa de conferências e workshops realizados no Brasil e no exterior. Foi membro do CD-CEBD (Comitê Diretivo da Comissão Especial de Banco de Dados), do Comitê de Educação da SBC, da Comissão de Avaliação Trienal e Quadrienal CAPES e do Comitê Especial de Avaliação da FAPERGS. Foi coordenadora de subeventos da SBC, do PPGCC da UFSC e do setor de Fomento e Apoio à Pesquisa na PROPESQ/UFSC. Participa de projetos de pesquisa em nível nacional e internacional, como o projeto Céos, parceria UFSC/MPSC, e o projeto VIDAS, com a França, dentro do programa CAPES/COFECUB. Foi co-idealizadora da ERBD e da Sessão de Demos do SBBD. Foi ainda a coordenadora da II ERBD, realizada em Passo Fundo, RS, na UPF.
Helena Graziottin Ribeiro (UCS) – hgrib@ucs.br
Helena Graziottin Ribeiro tem graduação (PUC-RS), mestrado (UFRGS) e doutorado (Université Joseph Fourier – França) em Ciência da Computação. É professora adjunta da Universidade de Caxias do Sul (UCS) desde 1993, atuando na graduação, especialização, mestrado e extensão com disciplinas e orientações nas áreas de Bancos de Dados e Estruturas de Dados. Coordena o curso de especialização em Ciência de Dados desde 2019 e é docente no técnico em Informática (ensino médio) desde 2023. Atua em projetos de pesquisa com ênfase nas áreas de Engenharia de Dados, Integração de Aplicações e Ciência de Dados. Foi ainda a coordenadora da III ERBD, realizada em Caxias do Sul, RS, na UCS.
Alessandro Marinho de Albuquerque (TCE-SC, UFSC) – alessandro.marinho@tcesc.tc.br
Alessandro Marinho de Albuquerque é auditor fiscal de controle externo do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), atualmente titular da Coordenação de Informação para Fiscalização (CIAF). É também aluno de pós-graduação em nível de Doutorado no PPGCC da UFSC. Desenvolve e coordena hoje projetos de dados no âmbito do setor público nas áreas de engenharia de dados, inteligência artificial e Big Data.
Mediador:
Renato Fileto (UFSC) – r.fileto@inf.ufsc.br
Renato Fileto possui graduação em Ciência da Computação pela UFU (1992), mestrado (1994) e doutorado (2003) em Ciência da Computação pela UNICAMP, com estágio no Georgia Institute of Technology, EUA (2002), e pós-doutorado pela USP (2012). Sua trajetória de pesquisa está interligada com atividades na Indústria. Desde 2006, é professor permanente do Departamento de Informática e Estatística (INE) da UFSC. Sua área de pesquisa prioritária é Ciência de Dados, com foco em sistemas inteligentes para análise de dados.
Organização Realização
Patrocínio
Apoio