Minicursos
Minicurso 1 – LLM: O que é? Do que se alimenta? E para onde vai?
4a feira, 23/4/2025, 14h
Resumo:
Modelos amplos de linguagem (Large Language Model – LLM), como aqueles oferecidos pelo ChatGPT ou DeepSeek, são redes naturais profundas que iniciaram seus desenvolvimentos no início dos anos 2000. Inicialmente, os algoritmos que trabalhavam com textos eram restritos a, por exemplo, classificar emails e extrair tópicos de coleção de documentos devido ao baixo poder de processamento dos computadores. Atualmente, LLM tem uma grande capacidade de entender, gerar e interpretar a linguagem humana. Assim, este minicurso pretende apresentar introdutoriamente como as LLMs surgiram, como são alimentadas e as suas abrangências.
Responsável:
Denio Duarte (UFFS) – duarte@uffs.edu.br
Doutor em Ciência da Computação pela Université François-Rabelais Tours (validado pela UFRGS) em 2005, mestre em informática pela UFPR em 2001 e graduado em Ciência da Computação pela FURB em 1993. Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Atua na área de Banco de Dados com ênfase em dados semiestruturados, bancos de dados nas nuvens e aprendizado de máquina. Em 2017, foi pesquisador visitante no Laboratório de Inteligência Artifical (SAIL) da Universidade de Skövde, Suécia.
Minicurso 2 – Evolução da Carreira de DBA no Mundo SQL e NoSQL
5a feira, 24/4/2025, 14h
Resumo:
A Engenharia de Dados tem transformado o papel tradicional do DBA, exigindo novas habilidades para lidar com arquiteturas distribuídas, big data, principalmente cloud e bancos não relacionais. Neste minicurso exploraremos como a carreira de DBA evoluiu ao longo dos anos, quais são as principais tecnologias e desafios atuais em 2025, e como os profissionais podem se preparar para o futuro.
Responsável:
Fernando Franquini (DragonBD) – http://br.linkedin.com/in/capin
Fernando Franquini (Capin) é pai, marido e especialista em Banco de Dados pela AWS, com quase 30 anos de experiência no mercado, sendo quase 20 dedicados a dados e Banco de Dados. Atua com arquitetura, modelagem, otimização de performance e suporte a times de desenvolvimento. É palestrante em eventos nacionais como TDC e PGConf, além de organizador de eventos de tecnologia. Atualmente, lidera a DragonBD, empresa especializada em Dados e Banco de Dados, e a Code Island, focada em eventos para a comunidade tech.
Minicurso 3 – Modelagem Poliglota de Dados
6a feira, 25/4/2025, 14h
Resumo:
A utilização de diferentes tecnologias de Bancos de Dados (BDs), como BDs relacionais e BDs NoSQL, para atender determinadas necessidades de gestão de dados por um sistema informatizado é uma abordagem conhecida como Persistência Poliglota. Em termos de projeto ou modelagem de BD, a principal vantagem da utilização desta abordagem é aproveitar o que há de melhor em cada modelo de BD em termos de representação e eficiência de acesso para implementar partes da modelagem conceitual de dados de um sistema. Este é um tema recente e ativo de pesquisa na área de BD com desafios e ao mesmo tempo oportunidades de pesquisa e desenvolvimento, uma vez que a literatura de modelagem de dados enfatiza a escolha por apenas uma (1) tecnologia de BD em suas metodologias de projeto de BD e não múltiplas tecnologias. Esta palestra introduz o tema de pesquisa Modelagem Poliglota de Dados e detalha os seus principais desafios, oportunidades de pesquisa e propostas de solução em desenvolvimento no Grupo de Pesquisa em BD da UFSC (GBD/UFSC).
Responsáveis:
Hudson A. Batista da Silva (IFPA, UFSC) – hudson.silva@ifpa.edu.br
Professor do IFPA campus Marabá Industrial. Doutorando na linha de Pesquisa de Banco de Dados na UFSC, mestre em engenharia Elétrica na área de Computação Aplicada pela UFPA. Especialista em desenvolvimento de aplicações web em JAVA. Atualmente voluntário no Projeto Ceos como coordenador da Área de Metadados.
Luis Gustavo Bornia (UFSC) – luis.gb@posgrad.ufsc.br
Economista formado pela UFSC. Mestrando na linha de Pesquisa de Banco de Dados na UFSC. Bolsista no Projeto Céos, na parte de Infraestrutura de Dados. Possui experiência em áreas relacionadas à engenharia de dados.
Lilian do Nascimento Araujo (IFPR, UFSC) – lilian.araujo@ifpr.edu.br
Professora no IFPR campus Palmas. Doutoranda na linha de pesquisa em Banco de Dados na UFSC, mestre em Ciência da Computação pela UTFPR, bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná. Especialista em Banco de Dados e Tecnologia Java pela UTFPR. Pesquisas em Redes Neurais Artificiais, Análise de Sentimentos na WEB e Persistência Poliglota.
Ronaldo dos Santos Mello (UFSC) – r.mello@ufsc.br
Professor titular da UFSC. Possui bacharelado, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela UFRGS. Sua pesquisa está concentrada na área de Banco de Dados, com foco atual em modelagem e integração de Big Data, projeto de bancos de dados NoSQL, interoperabilidade entre bancos de dados relacionais e não-relacionais, e persistência poliglota de dados. Líder do Grupo de Pesquisa em Bancos de Dados da UFSC (GBD/UFSC) e membro da Comissão Especial de Banco de Dados (CEBD) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Organização Realização
Patrocínio
Apoio